Com o título do poema de Jorge de Lima "Há sempre um copo de mar para o homem navegar", a 29ª Bienal de Artes de São Paulo pretende manter seu foco na temática política. Serão apresentados os trabalhos de 161 artistas de várias partes do globo, sendo quase a metade deles composta por brasileiros e latino-americanos.Está ancorada na idéia de que é impossível separar a arte da política. Essa impossibilidade se expressa no fato de que a arte, por meios que lhes são próprios, é capaz de interromper as coordenadas sensoriais com que entendemos e habitamos o mundo, inserindo nele temas e atitudes que ali não cabiam e tornando-o, assim, diferente e mais largo.
O projeto aqui anunciado não se esgota na apresentação de um conjunto articulado de obras, embora este seja, é evidente, seu núcleo e seu lugar de destaque. Tampouco se comprime apenas nas datas em que a exposição estará aberta. A 29ª Bienal de São Paulo se estenderá a várias outras partes, e começa desde agora. Por meio de seu programa educativo, de atividades discursivas, de residências artísticas e de seu website, ela se afigura como um projeto múltiplo que aposta na arte como forma de conhecer e mudar o mundo de uma maneira única.
Ao iniciar o aplicativo, o usuário verá um texto explicativo sobre o projeto curatorial da Bienal e sua equipe de curadores. São disponíveis as seguintes opções de navegação: agenda, participantes e terreiros.
Em breve, será disponibilizada toda a programação da Bienal, incluindo os eventos dos terreiros, palestras, performances, conversas e filmes, além de vídeos e áudios sobre os artistas, curadores, projeto educativo, curatorial, arquitetônico.
Fontes:
http://www.fbsp.org.br/29_bienal-pt.htmlhttp://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,29-bienal-abre-com-mais-de-800-obras-de-159-artistas,612277,0.htm
http://www.29bienal.org.br/FBSP/pt/29Bienal/Paginas/default.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário