quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Humor de cara limpa.

Stand up comedy surgiu no século XIX nos Estados Unidos. Inicialmente, os comediantes eram colocados para entreter a platéia durante os intervalos dos espetáculos teatrais, por isso eram chamados de mestres de cerimônias. Entretanto, os shows se tornaram cada vez mais conhecidos, fazendo com que os comediantes criassem seus próprios shows e os apresentassem individualmente.
O stand up comedy tem algumas características que o distingue de outras formas de humor. Os comediantes se apresentam individualmente e sem utilizar artifícios cênicos como fantasias, cenários, personagens e iluminação. Em outras palavras: comediante + microfone = stand up comedy. Por isso é também conhecido por “humor de cara limpa”.
As apresentações são curtas, com duração em média 45 minutos, compostas por improvisações de tema livre – desde situações cotidianas a noticias recentes, exceto piadas prontas.
Desde então, o stand up comedy se tornou bastante popular não apenas nos Estados Unidos. No Brasil é crescente o número de comediantes deste gênero. Entre comediantes do stand up nacional e internacional, podemos citar: Marcelo Adnet, Rafinha Bastos, Dani Calabresa, Marco Luque, Fabio Rabin, Bruno Motta, Leandro Hassum. Bem como Chico Anysio, Jô Soares, Jim Carrey, Eddie Murphy, Steve Martin, Jerry Seinfield, Adam Sandler que começaram no stand up.
O stand up comedy é uma forma de comunicação muito interessante, já que através do humor pode entreter e criticar algumas situações e comportamentos, sem ofender ou desrespeitar (muito) ás pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário