sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Sungas do time de pólo aquático de Cingapura causam poêmica

A seleção masculina de polo aquático de Cingapura que disputa os Jogos Asiáticos em Guangzhou, na China, está no meio de uma polêmica por causa de seus uniformes. Os atletas optaram por desenhar suas sungas usaram a bandeira nacional como base. As peças são vermelhas e mostram a lua crescente na área da virilha, com as cinco estrelas ao lado. O Governo local não gostou, mas não pôde proibir o uso, por causa do regulamento da competição.


- Infelizmente, a equipe não seguiu nosso conselho sobre o uso da lua crescente e das estrelas quando desenharam suas sungas. Dissemos que o design era inapropriado, porque sempre queremos que os elementos de nossa bandeira sejam tratados com dignidade - diz um porta-voz do Ministério da Informação de Cingapura.

O Ministério da Informação, que sempre avalia o uso da bandeira em uniformes, no entanto, se recusou a dizer qual parte do desenho era o problema. As sungas despertaram controvérsia na imprensa local e em fóruns na internet. Várias mensagens de internautas mostravam a desaprovação pelo desenho das peças usadas pela seleção de polo aquático.

O próximo jogo de Cingapura nos Jogos Asiáticos será nesta quinta-feira, contra o Kuwait, na disputa do quinto lugar da competição. A equipe se desculpou publicamente e disse que não usara novamente as sungas polêmicas após o fim da competição em Guangzhou.

- Não tínhamos a menor intenção de fazer algo engraçado com as nossas sungas para insultar Cingapura - diz Samuel Wong, chefe da equipe, em entrevista ao jornal local "New Straits Times". As informações são do Globo Esporte.

http://www.correio24horas.com.br/esportes/detalhes/detalhes-2/artigo/bandeira-em-sungas-do-time-de-polo-aquatico-sao-polemica-em-cingapura/?utm_source=direct&utm_medium=iFrame&utm_campaign=iBahia-mashup&cHash=9cca6f03b533f1780c425d169530d92f


  Uma simples imagem de Lua e Estrelas pode comunicar muita coisa, depende da situação e de convenções sociais como no caso de Cingapura onde o nacionalismo é indiscutivelmente visível. A  convenção feita os permite criticar o ato dos atetlas, o que não aconteceria no Brasil, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário